quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O QUE É SER CRISTÃO?



Acho que essa pergunta todo mundo deve fazer né? Por isso vou pegar algumas referências Biblicas. No texto 1 pedro 4-12 a 16, explica bem que sofrer por cristo é um privilegio glorioso, e que se sofrermos como CRISTÃOS não devemos nos envergonhar. Mas vcs devem está perguntando, o que significa ser cristão a luz da palavra de Deus né? Então vamos lá, coloquei em tópicos:


1- ser convertido(mudança de mente e mudança de vida= ser uma nova criatura)
2- Alegria com o triunfo da graça de Deus.
3- O cristão estar focado 100% em Deus, tanto se alegra para a gloria de Deus, como também se entristece quando ver algum cristão mal.
4- Necessidade de perseverança
5-Cooperação- no corpo de cristo todos tem sua função e são necessários e ninguém deve ter competição, pois somos apenas servos do altissimo. Pois quando estamos criticando alguém estamos indiretamente elogiando a nós mesmo( é como se pensássemos: "como ela pode fazer isso? , eu jamais faria") em resumo que Deus cresça e que o meu eu diminua...
6-Discipulado-é fundamental, precisamos ser discipulados e também discipular.
7-Generosidade-ser bom sem olhar quem é a pessoa, principalmente aqueles que te fazem o mal, pq amar quem te ama é muito fácil não é mesmo?
8-Missão-vimos para esse mundo para sermos missionário de Deus, levando a palavra do senhor a todos que ainda não o conhecem.
Em resumo gente, eu sei que deve ter gente pensando, miséricordia eu estou tão longe de ser assim, mas fiquem calmos, por que só nosso Deus é perfeito, mas uma coisa é certa, quando uma pessoa se converte o espirito santo vai trabalhando naquela vida e transformando o seu caracter.
Desta forma que "conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR, como a alva, a sua vinda é certa, e ele descerá sobre nós como chuva, como chuva serôdia que rega a terra"(oséias-6:3)
bjs Benditas e Bentidos do senhor.
Manuela

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Começo de novas atividades...

Habacuque e o Triunfo da fé

Introdução:
Porque, aparentemente, Deus tem tolerado o pecado? Quando os ímpios serão castigados?(avô de lisa) Porque muitas vezes somos castigados pelos ímpios?(avô de lisa) Diante deste quadro, como confiar na justiça divina? São perguntas básicas que muitas vezes nós fazemos em momentos de dificuldade, luta e desespero. O livro de Habacuque é a demonstração de um homem que viveu uma profunda crise espiritual devido a aparente indiferença de Deus ao sofrimento de seu povo. O triunfo da fé é demonstrado ao final do livro através de persistentes apelos do profeta por uma resposta de Deus, resposta esta que levou Habacuque, a saber, que Deus é o justo juiz e nos leva a crer, acima das circunstâncias, na fidelidade divina.
Autor
Sobre profeta Habacuque (cujo nome significa “abraçar” ), quase nada sabemos: a referência a Habacuque como “profeta”(1:1) pode indicar que ele era bem conhecido. Pelo linguagem utilizada em seu livro, mostra uma pessoa familiarizada com o culto, levando-nos a pensar que Habacuque era ligado de alguma forma ao templo de Jerusalém. Nada sabemos de sua cidade de origem, tribo ou algum parentesco.
Data e ocasião
A referência que Habacuque apresenta sobre os Caldeus (babilônicos) como poder mundial indica um período compreendido entre a queda da Assíria (612-605 AC) e a deportação do rei Joaquim para a Babilônia (597 AC). Assim sendo, Habacuque profetizou na mesma época que Jeremias.
Divisões do livro de Habacuque


  • 1) O Conflito da Fé ( Capítulos 1 e 2)
O primeiro conflito de Habacuque (1:1-4): o profeta vê a impiedade, solidão e violência por todos os lados, a lei divina violada e os justos perseguidos. Clama ao Senhor para que castigue Judá por causa desta condição. A primeira resposta de Deus (1:5-11) indica que Deus levantaria os caldeus como instrumento de correção.
Esta primeira resposta de Deus leva Habacuque a um outro questionamento, expresso nos versículos 1:12 até 2:1: se Deus punirá os malfeitores de Judá usando os caldeus, como que Deus permite que Seu próprio povo, embora em pecado, seja castigado por uma raça de idólatras, blasfemos e ímpios como os caldeus? Muito embora o Senhor tenha ordenado que os caldeus castigassem Judá (v.13), será que é a Sua vontade que esta nação terrível humilhe Judá tão desapiedadamente quanto ao outras nações? (V. 14-17)
A Segunda resposta de Deus (2:2-5). Muito embora os caldeus tivessem sido ordenados para executarem o juízo sobre Jerusalém, no seu orgulho arrogante excederam e muito na sua missão (2:4a). Muito embora os ímpios, representados pelos caldeus, prosperem na sua iniqüidade e sofram os justos, este último tem de viver por meio de uma vida de fidelidade a Deus, inspirada em Suas promessas e em Sua justiça (2:4b). Muito embora Jeová usasse os caldeus como um flagelo sobre seu povo, estes não ficariam impunes (2:6-20). O profeta há de escrever a profecia da derrota final dos caldeus e colocá-la onde todos poderão lê-la (2:2). Muito embora seu cumprimento possa retardar-se, os justos têm de esperá-lo pacientemente, confiando na palavra de Deus (2:3).

  • 2) O triunfo da fé (capítulo 3)
No início, Habacuque indagava porque Deus parecia aumentar o juízo sobre seu povo. Agora, tendo ouvido a resposta, o profeta teme, e ora para que o Senhor repita Sua obra de libertação como antes, e se recorde da misericórdia, mesmo em meio ao castigo (3:1-2).
O profeta apresenta um quadro vivo do procedimento divino nos dias passados, para salvar seu povo, dando a entender que Sua misericórdia anterior para com Israel seja uma garantia da misericórdia divina para o futuro (3:13).
Finalmente, Habacuque havia aprendido a sua lição de fé. Sejam quais forem as circunstâncias dele ou de seu povo, por mais tenebroso e sem esperança que seja o futuro, ele regozijar-se-á em Deus (3:17-19).

Conclusão
É muito importante a leitura do livro de Habacuque no sentido de nos acrescentar confiança nos propósitos de Deus. Embora estejamos vivendo em meio a uma sociedade corrompida, e em muitas ocasiões vemos a prosperidade alcançar os ímpios, devemos continuar a confiar em Deus. Ainda que as circunstâncias não nos sejam favoráveis, não devemos levar isto em consideração, pois não vivemos segundo o momento atual, vivemos baseados nas promessas de Deus. É isto que Paulo quer dizer quando afirma que: “O justo viverá da fé.” (Romanos 1:17).


Leiam o livro Habacuque, é um livro onde a luta contra a desesperança e injustiça é enorme, e no final habacuque faz uma oração em forma de cântico ao senhor (que por sinal é linda), e na minha bíblia que é da versão mulher tem umas explicações onde habacuque muda sua pergunta de: Pq Deus permite isso? Para: “quem é esse Deus que me sustenta em meio às coisas que permite acontecer?” Depois de pensar bem a respeito de Deus, Habacuque conclui que Deus é suficiente.
Próxima semana tem mais lição. bjs