domingo, 26 de abril de 2009

Doença psicosomática têm fundo emocional



A baixa-auto estima tem conseqüências nefastas nas áreas física, emocional e espiritual
Existem alguns pacientes adultos que entram nos consultórios e permanecem o tempo todo de cabeça baixa, falando com um fio de voz e, dificilmente encaram o médico. Existem outros, na maioria mulheres, que não falam o que estão sentindo, pois são sufocadas e dominadas pelo cônjuge, ou acompanhante, o qual informa os sintomas apresentados, os exames realizados e a medicação atual. Nesses casos, quando nos dirigimos ao paciente e pedimos que ele mesmo informe suas queixas, até o fazem, mas constantemente olham para o acompanhante, como que esperando aprovação por suas palavras.
Há também jovens que ao entrar pela porta, já vão se curvando, parecendo tão abatidos como se tivessem um século de vida. Ao serem perguntados sobre seus objetivos, informam:
- Não sei, doutor. Não consigo fazer nada. Tudo que me proponho a fazer dá errado!
Seus semblantes são tristes e andam cabisbaixos. Seus olhos não têm vida. São curvados como caracóis querendo se esconder dentro da casca.
Pessoas assim são acometidas, primeiramente, por uma doença emocional chamada Baixa Auto-Estima, que é de onde procedem os problemas físicos. Algumas, naturalmente, pela baixa estima passam a ter suas vidas dirigidas por outras.
A idade não conta. São adultos e crianças que crêem não ter valor. Seus sintomas estão sempre ligados ao emocional. Mesmo quando são queixas físicas, os exames complementares nada mostram. Os mais comuns são: dores migratórias pelo corpo, desânimo intenso, problemas digestivos e intestinais, depressão, problemas de pele e respiratórios, problemas de sono, pensamentos suicidas, sentimentos internos de revolta.
Em geral, essas pessoas cresceram sem saber o que é um elogio. Sem ouvir um 'eu amo você'. Viveram sempre debaixo de críticas ferinas, sendo depreciadas pelos que as cercam. Meninas com essas características costumam se entregar ao primeiro 'namorado' que as elogia e quando adultas dificilmente são felizes em seus casamentos.
Essa doença ataca homens e mulheres, não importa a idade. Outra clássica característica é que ao encontrar um revés na vida, se abatem facilmente e surgem logo com a frase chavão: 'Estava bom demais pra ser verdade' ou 'eu sabia... nada do que eu faço dá certo, mesmo!'. Eles não acreditam que uma pessoa possa ser feliz independentemente de recursos materiais, beleza física e talentos mais destacados.
Um problema que ocorre paralelamente e que impulsiona para baixo a auto-estima é o da auto-aceitação. As pessoas que não aceitam a maneira como Deus as fez, seja sua parte física, dons e talentos ou o lar em que nasceram, irão, com certeza, ter uma baixa estima no futuro. Isso pode levá-las a um conflito com o Deus Criador e a outras conseqüências nefastas na vida espiritual. Se não amam a si mesmas, como poderão amar os outros? (Pois o referencial é amar ao próximo como a nós mesmos). Como entender que Deus as ama, se não aceitam a maneira que Ele as criou? Como confiar em Deus, 'se Ele errou' ao me fazer dessa forma?
Todo esse histórico leva as pessoas a não perceber que são especiais, que não foram criadas por acaso, que suas vidas foram compradas por preço de sangue divino.
Em geral, adquire-se problemas de auto-aceitação quando se é proveniente de uma família onde só reinam críticas, os elogios são escassos e as cobranças intensas. É praticamente inevitável que essa pessoa, ao atingir as fase da adolescência e adulta, apresente uma auto-estima baixa.
Mas, há uma boa notícia: a baixa auto-estima pode ser tratada e deve passar, necessariamente, por alguns processos em que cada pessoa precisa entender que foi Deus quem a criou e que ela é muito especial para Ele.
'A primeira receita', então, é ler os dois trechos bíblicos abaixo e lembrar do imenso amor que Deus tem por nós.
Depois, olhe para a listinha do final do artigo e orando, procure dar os passos ali detalhados. A vida é preciosa, não deixe que a baixa auto-estima a roube de você!
'Por que estás abatida ó minha alma e por que te perturbas dentro em mim. Espera em Deus,
pois ainda o louvarei.'
Salmo 42.11
'Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim pões a tua mão. ...
Pois tu formaste o meu interior,
tu me teceste no seio de minha mãe.
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso
me formaste...'
Salmo 139. 5 e 13,14
Você...
t ... é tão especial que Jesus morreu em seu lugar.
t ... não está solto(a), sem rumo, mas Deus tem um propósito específico para a sua vida.
t ... precisa aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal.
t ... precisa buscar tratamento para alguma área de auto-aceitação que a incomode (defeito físico etc.).
t ... precisa fazer um tratamento com um psicólogo ou psiquiatra cristão.
t ... deve aceitar o fato que, possivelmente, precisará tomar alguns medicamentos durante o tempo de tratamento.
Nem todos precisarão tomar todos os passos. Alguns poderão não precisar de apoio psicológico, outros, sim. Uns levarão mais tempo, outros menos. Cada caso é um caso. Portanto, não deixe de dar os passos necessários, caminhar e orar. O Pai vai ao nosso lado! Quer maior incentivo?

Dr. Luiz Antonio Caseira É médico fisiatra, tendo sido professor do curso de Medicina da Universidade do RJ. É vice-diretor de 'Vencedores por Cristo', casado com Ângela e pai de dois filhos.Revista- Lar cristão

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Paradoxo do Nosso Tempo - George Carlin

Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e oramos raramente. Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver. Adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não nosso próprio. Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma ; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos. Estamos na era do "fast-food" e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; excesso de reuniões e relações vazias. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas". Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa. Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar "delete".Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se de dar um abraço carinhoso num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer "eu te amo" à sua companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, Ame... AME MUITO. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas AMAR tudo que você tem! Mas o principal é: lembre-se do seu criador e volte sua vida para ele...

Uma amiga me enviou esse email e vim correndo compartilhar ele com vcs, lindo demais né? Desculpem minha ausência, estava viajando, mas vou voltar com froça total...Amo vocês
Manu

terça-feira, 14 de abril de 2009

Bem supremo...



Momento adoração....Amo esse música, principalmente quando diz: "Antes eu te conhecia de ouvir falar, mas agora de contigo andar, eu sei o Deus que tenho, meu rei, senhor e pai, te quero em minha vida mais e mais..." Ah, como é bom servir e ser filha de Deus. Te amo para sempre meu pai.....

bjs

Manu

Quem já leu?



RESENHA

“Esta história deve ser lida como se fosse uma oração – a melhor forma de oração, cheia de ternura, amor, transparência e surpresas. Se você tiver que escolher apenas um livro de ficção para ler este ano, leia A cabana.” - Michael W. Smith
Publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, A cabana se revelou um desses livros raros que, através do entusiasmo e da indicação dos leitores, se torna um fenômeno de público – já são quase dois milhões de exemplares vendidos – e de imprensa. Durante uma viagem de fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada e evidências de que ela foi brutalmente assassinada são encontradas numa cabana abandonada. Após quatro anos vivendo numa tristeza profunda causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um estranho bilhete, aparentemente escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia. Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime numa tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre. Em um mundo tão cruel e injusto, A cabana levanta um questionamento atemporal: Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama.
Gente, eu ganhei esse livro de uma amigona minha, que veio passar o feriado da semana santa aqui em Salvador. Começei a ler ontem e já estou na página 60, só parei porque tinha que acordar cedo hoje e já estava cansada mas por mim eu continuava lendo, quando eu terminar de ler, eu venho aqui dizer o que achei ok? E ai como foi o feriado de vocês? Descansaram? Viajaram? Me contem tudo...
bjs e fiquem com Deus
Manu

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Deus entende....

Sei que a minha amiga Manu é quem mais posta nesse blog...
Mas hoje meu marido me chamou pra ver um certo vídeo, e não tem como não cmpartilha-lo com vocês....
Abraço e fiquem na Paz do Senhor!
Sara




quarta-feira, 8 de abril de 2009

Réplica da Arca de Noé







Confiram que iniciativa tremenda para influenciar a nova geracão!
Homem constrói réplica de trabalho Noah’s Ark ( Arca de Noé - Com a exata dimensão dada na Bíblia).A porta central maciça no lado da arca de Noé foi inaugurada em meio a multidão de curiosos townsfolk - ” eis a maravilha” . Claro, é apenas uma réplica da arca bíblica, construído pelos holandeses criacionista, Johan Huibers, como um testemunho de sua fé na verdade literal da Bíblia.A Arca é de 150 cubits longo de 30 cubits alta e 20 cubits largura. Ou seja, dois terços do comprimento de um campo de futebol e tão alta como uma casa de 3 andares. Modelos de girafas, elefantes, leões, crocodilos, zebras, bisontes e outros animais cumprimentam visitantes à medida que eles s chegam nas principais área de espera da Arca .Um empreiteiro pelo comércio, Huibers construiu a arca de cedro e pinho exatamente do mesmo material utilizado por Noé. Huibers fez o trabalho com suas próprias mãos, utilizando ferramentas modernas e com a ajuda ocasional de seu filho, Roy. A construção começou em maio de 2005.Visitantes no primeiro dia ficaram atordoados. «O passado da compreensão”, afirmou Mary Louise Starosciak, que passeava de bicicleta com seu marido ao lado da Arca.“Eu conhecia a história de Noé, mas eu não tinha idéia de como o barco teria sido tão grande, existe espaço suficiente próximo da quilha para umas 50 pessoas, tem cinema, teatro onde as crianças podem assistir a um vídeo que conta a história de Noé e sua arca . Huibers, um homem cristão, disse que espera que o projeto renove o interesse no cristianismo na Holanda, onde a igreja caiu drasticamente nos últimos 50 anos.Agora que estou velho e de cabelos brancos… dá-me tempo para dizer a Esta nova geração (e seus filhos também) sobre todos os seus poderosos milagres. Salmos 71:18 .


Peguei esse texto no blog de Ana paula valadão, muito legal essa iniciativa né? Eu gostaria de um dia ter a oportunidade de conhecer de perto essa Arca, deve ser uma sensação massa.
bjs e Fiquem com Deus
Manu

Experimentando a fidelidade de Deus

Pastor Dmitry com sua esposa e filhas



UZBEQUISTÃO (10º) - Dmitry Shestakov foi preso na manhã do domingo dia 21 de janeiro de 2007. Em 9 de março, ele foi sentenciado a quatro anos de detenção por atividades religiosas ilegais. Depois de muitos meses ele foi levado para o campo de trabalho Navoi na parte central do Uzbequistão, a aproximadamente 850 km de Andijan, onde sua mulher Marina e suas três filhas moram. Elas tiveram permissão para visitá-lo várias vezes no ano passado. Marina relembra 2008 e compartilha seus pensamentos com aqueles que estão orando pela família e demonstraram interesse mandando cartas e cartões. “Nós experimentamos a fidelidade de Deus neste ano. Ele nos protegeu, abençoou e esteve perto em todos os momentos em que precisamos dele. Agradecemos o Senhor que não nos deixou e deu sua ajuda no momento da necessidade.” “Enquanto a prisão de Dmitry foi muito traumática para nós, como família, muitas coisas boas aconteceram. Depois do ocorrido, começamos a orar mais e, como família, recebemos conforto. Alguns adolescentes se tornam difíceis, mas isso deixou nossas meninas mais amáveis. Elas são boas e confortam umas as outras. Estão indo bem na escola”. “Eu vi o Dmitry várias vezes neste ano. Algumas vezes, fui à prisão com as meninas. Foi importante para elas ver o pai lá, sabendo que ele não é um criminoso, mas que sofre por amor a Jesus.”“Dmitry teve alguns problemas de saúde, mas está bem agora. Ele se esforça para ficar forte e tenta encorajar e apoiar os outros, mas precisa de muito encorajamento de Deus, nosso Pai.” “Ele tem de acordar muito cedo e trabalhar duro. Quando não tem força para orar, sente que as pessoas o sustentam em oração.”“Dmitry olha para Jesus. Ele não olha nem para a direita nem para a esquerda. Tenta não prestar muita atenção no que está acontecendo ao seu redor. Foca-se em Jesus e diz, ‘Jesus, tu estás comigo. Não me importo com o que está acontecendo’. Pensa em Deus e na família; isso o ajuda a passar por este tempo na prisão.”“Dmitry teve sua Bíblia confiscada pelas autoridades, mas agora ele escreve os versículos que consegue se lembrar em um caderno. Dessa forma, tem sua própria palavra de Deus escrita. Ele gostaria de ter sua Bíblia de volta, mas até agora não recebeu permissão”. “Algumas vezes é muito difícil estar separada de meu marido. Converso frequentemente com outras esposas na igreja e digo que elas devem valorizar seus maridos quando estão juntos. Você não imagina como eles são importantes, até que eles não estejam mais com você.”“Somos muito gratos por todos os nossos amigos no país e fora dele, que estão nos escrevendo e apoiando neste tempo difícil.” “Eu quero agradecer a todos que oram e jejuam por nós, nos apoiando. Sabemos que pessoas de todo o mundo estão orando, e agora eu realmente entendo o que a Bíblia quer dizer como ‘um Corpo’. Quando uma parte sofre, todos nós sofremos.”
Tradução: Cláudia Veloso

Oi meu povo, eu nem ia colocar esse texto aqui, mas assim que acabei de ler, fiquei pensando em com vivo uma realidade e uma fé tão distante dessa do Pastor Dmitry , gente ele tá preso por amor a Deus, única e exclusivamente. Você já parou para pensar o que é ter seu marido preso numa cela, com muitos bandidos e marginais apenas porque serve ao senhor? Isso é algo tão distante de minha realidade, mas mesmo assim,me fez refleti tanta coisa em minha vida. Começei a pensar que tanta gente que vive ao meu redor e nem sabe que sou evangélica, perco tantas oportunidades de pregar o nome de Deus. Minha fidelidade a Deus anda muito fraca, e a sua como anda? Vamos orar e buscar mais a Deus, minha gente. Essa é nossa razão de viver...

Bjs Manu

Mulheres da igreja perseguida...


Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor."Provérbios 31.26, 27

Quando paramos para meditar nas histórias de mulheres da Bíblia, encontramos exemplos que podem ser aplicados em nossa vida diária, e assim, somos inspirados a tomar atitudes e decisões que sigam a vontade de Deus. Isso também acontece ao olharmos para nossas irmãs da Igreja Perseguida.
São mulheres que enfrentam a dor da perda como Rute e Noemi, que passam por situações muito difíceis como Maria, que necessitam ser líderes de seu povo, como Débora. São muitas irmãs que enfrentam tudo por amor a Cristo.
Oramos para que Deus abençoe a todas as irmãs, não importa em qual país estejam, dando-lhes força para enfrentar de simples batalhas de cada dia à perseguição, resolver cada problema com sabedoria e dignidade, amar a Deus e a seu próximo, sabendo que a recompensa vem de crer no futuro, ou seja, na vida eterna com Cristo.
Neste mês de Abril , queremos desafiar você a dar passos de fé em sua caminhada com Cristo, sendo inspirado pelos testemunhos de nossas irmãs que dependem de Deus, e amam a Ele, acima de tudo.
Texto da Missão portas abertas.
Fiquem com Deus
Manu

domingo, 5 de abril de 2009

Lar cristão...



A cada quinze dias o povo da minha igreja aqui em SSA reune-se para falar de Deus e debater algum assunto. Estamos falando sobre amizade já a algum tempo e tem sido maravilhoso esses encontros, que terminam sempre com um mega lanchinhoooo( afee como estou engordando nessa brincadeira). Olha ai na foto, meu gupo, bjs e fiquem com Deus
Manu

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estamos infantilizando a fé?



Crianças, que benção são em nossas vidas! Alegres, sonhadoras, amigas! Amam e reconhecem ao Senhor na sua simplicidade, daí as palavras de Cristo: "Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele" (Lucas 18.17). É preciso que sejamos simples como as crianças, que deixemos de viver no periférico da fé, e amemos ao Senhor como crianças, para que entremos no reino dos céus.Infelizmente, muitos cristãos vivem hoje uma contradição: não são crianças como Jesus nos disse, deixaram de viver um amor simples pelo Senhor, entretanto se infantilizaram no sentido de que vivem buscando “presentes” de Deus. São cristãos infantilizados porque só enxergam a presença maravilhosa de Deus quando existem manifestações, e, diga-se de passagem, desde que sejam as manifestações “esperadas”. Vivem como na infância, associando amor a presentes! Por isto vemos então os “absurdos” da fé. Desconhecem o que dizia João Calvino: “Quando Deus promete que fará aos crentes conforme a vontade deles, sua indulgência não caminha até submeter-se aos seus caprichos”. Cristãos que, muitas vezes, oram todos os dias, mas orações voltadas para o periférico da fé. Pedindo por futilidades, enquanto o mundo a nossa volta morre sem conhecer a Cristo. Pedindo por banalidades, enquanto há tantos famintos, rejeitados, perseguidos. E não estou falando daqueles que vivem em Darfur ou outro local distante. Os famintos, perseguidos, rejeitados estão ao nosso lado. Se olharmos para dentro de nossas igrejas, quantos estão com problemas de saúde, crises no casamento, crises emocionais. E quantos, incluindo servos de Deus, têm sido assolados por calamidades tremendas. E o que fazemos? Continuamos exercendo “nossa” fé?Sou grato a Deus por ter nascido num lar evangélico, e desde a infância ter visto os milagres de Deus na vida de minha família. Sim, o Deus que cura, que multiplica o pão, que sustenta, que faz do fraco forte. Porém, mais grato ainda sou por ter aprendido que “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.17-18). Porém, nestes últimos dias tive oportunidade de analisar a minha vida. Não quero mais enxergar os milagres de Deus apenas nos “presentes” que busco, nas futilidades da vida. Quero sim, orar por milagres, mas enxergá-los nas vidas sendo salvas, nos aflitos sendo amados, nos cansados sendo aliviados. Neste momento onde o costume é determinar, quero orar ROGANDO a Deus, que pela sua maravilhosa graça, enfermos possam ser curados, cativos sejam libertos dos pecados e dos vícios, que casamentos sejam reconstruídos, que a Igreja Militante se santifique. Irmãos, que possamos, como igreja, refletir nas palavras do apóstolo Paulo em sua primeira carta aos Coríntios 14.20: “Irmãos, em respeito ao mal, sejam crianças, mas quanto ao modo de pensar, sejam adultos”. Urge a necessidade de reaprendermos a pregar que a nossa esperança não se resume nesta vida. Que possamos viver sabendo que “Quem crê em Deus não é um otimista. Ele não precisa do pensamento positivo. Quem crê em Deus não é pessimista. Ele não precisa da lógica da dialética negativa. Quem confia em Deus sabe que Deus aguarda por ele, que ele está convidado para o futuro de Deus e tem em suas mãos, com isso, o mais maravilhoso convite de sua vida.” (Jürgen Moltmann)Que Deus nos abençoe.

Acalme meu passo, Senhor...



Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.
Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.
Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranqüilidade das montanhas.
Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranqüilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.
Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.
Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.
Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.
Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz
Acalme meu passo, Senhor, e inspire-me a enterrar minhas raízes no solo dos valores duradouros da vida, para que eu possa crescer até as estrelas do meu destino maior.
Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, meu trabalho, amigos, e, sobretudo pela Tua presença em minha vida.

Aliane Antunes


Meu povo amado, amei esse texto, porque eu sou o tipo de pessoa mega acelerada e faço tudo para ontem...Deus novamente falou comigo e espero que também tenha falado com vocês também, Saudades de todos

Manu