terça-feira, 2 de março de 2010

O amor de Deus constrange


Olá meu povo, tudo bom? Aconteceu uma coisa engraçada na pregação de domingo passado, na minha igreja. O pastor pregou sobre justamente os capitulos de números que eu li na semana passada, e que eu tinha até feito um resumo para escrever aqui, muita coincidência né? Ou melhor, tenho certeza que Deus queria muito falar comigo atraves daquele texto...Mas vamos ao que interessa, vamos falar do texto. Acompanhem ai comigo ok?

Livro de Números 22 e 23

Vou resumir o que tem escrito nesses capítulos, para em seguida falar sobre o que entendi de cada um. No capitulo 22 Deus se ira ao ver que Balaão partiu em sua jumenta, com os principes de Moabe. No meio do caminho a jumenta viu o anjo do senhor e se desviou do caminho. Balaão bate por três vezes em sua jumenta, por não entender o desvio de caminho que ela faz. Em seguida Deus faz a jumenta falar e Balaão vê o anjo do senhor também, que o alerta dizendo: "vc irá até o encontro de Balaque, mas só irá falar aquilo que eu te mandar". Já no capítulo 23 começa com Balaque mandando Balaão amaldiçoar o povo de jacó e de Israel, só que Deus manda Balaão falar com Balaque o seguinte: " De Arã, me mandou trazer Balaque, rei dos moabitas, das montanhas do oriente, dizendo: Vem, amaldiçoa-me a Jacó; e vem, denuncia a Israel.
Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa? E como denunciarei, quando o SENHOR não denuncia? Porque do cume das penhas o vejo, e dos outeiros o contemplo; eis que este povo habitará só, e entre as nações não será contado. Quem contará o pó de Jacó e o número da quarta parte de Israel? Que a minha alma morra da morte dos justos, e seja o meu fim como o seu. Então disse Balaque a Balaão: Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que inteiramente os abençoaste. E ele respondeu, e disse: Porventura não terei cuidado de falar o que o SENHOR pôs na minha boca? Então Balaque lhe disse: Rogo-te que venhas comigo a outro lugar, de onde o verás; verás somente a última parte dele, mas a todo ele não verás; e amaldiçoa-mo dali. Assim o levou consigo ao campo de Zofim, ao cume de Pisga; e edificou sete altares, e ofereceu um novilho e um carneiro sobre cada altar. Então disse a Balaque: Fica aqui junto do teu holocausto, e eu irei ali ao encontro do SENHOR. E, encontrando-se o SENHOR com Balaão, pôs uma palavra na sua boca, e disse: Torna para Balaque, e assim falarás. E, vindo a ele, eis que estava junto do holocausto, e os príncipes dos moabitas com ele; disse-lhe pois Balaque: Que coisa falou o SENHOR?
Então proferiu a sua parábola, e disse: Levanta-te, Balaque, e ouve; inclina os teus ouvidos a mim, filho de Zipor.
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.
Não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o SENHOR seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei.
Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem.
Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!

Com tudo isso que eu li, eu tentei me colocar em duas posições diferentes, primeiro a de Balaque e segundo a do povo de judá e Israel, que tantas vezes é perseguido.
1-Posição de Balaque:
Quando somos como ele, nos colocamos no lugar de juizes, onde somos legalistas e hipócritas. Onde falamos para Deus: "não estais vendo o pecado dessa pessoa Deus? Amaldiçoa ele senhor" Em seguida no capitulo 23 o que Deus manda Balaão falar? "Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou?" Muitas vezes queremos tomar o lugar de Deus e castigar e humilhar nosso próximo, não é assim? Ele está errado Deus, eu não...Pensamos assim né?

2-Posição: somos o povo de jacó e Israel e estamos sendo perseguidos por Balaque

Balaão não fala aquilo que Balaque quer, mas sim o que Deus manda( muitas vezes somos perseguidos injustamente e isso enfraquece nossa fé, mas não podemos esquecer de quem é Deus,de quem somos filhos e de que TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE)
No capitulo 23-19 Balaão fala o que Deus manda: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. Não viu iniqüidade em Israel, nem contemplou maldade em Jacó; o SENHOR seu Deus é com ele, e no meio dele se ouve a aclamação de um rei. Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem. pois
contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem realizado!"-----ALELUIA SENHOR

Em Resumo, quando eu me coloco na posição de Balaque, eu vejo quão dura, insensível e intolerante eu sou em relação aos problemas e pecados dos meus irmãos. Vejo o quanto eu tenho dois pesos e duas medidas. Vejo que quando sou eu que cometo algum pecado, eu digo logo: -tem misericordia de mim senhor,nào fiz por mal. mas quando quem pratica esse pecado é meu irmão eu digo logo:- amaldiçoa ele Deus, ele nào é teu filho, porque fez isso e isso e mais isso...E no mesmo texto quando eu me coloco na posição do povo de Deus, que tá sendo perseguido por pessoas legalistas e hipócritas,vejo como Deus é amoroso.Na mesma estória vc ver o quanto Deus tem amor e miserocordia tanto ao acusador( Balaque) quanto ao acusaddo( judá e Israel), e é tão bom quando nos colocamos como judá e Israel nào é? Quando Balaào diz: - como posso amaldiçoar a quem Deus abençoa? Como posso denunciar, a quem Deus não denuncia? é muitooooo amor mesmo!!! Deus não ignora nem desculpa a iniquidade, mas sua permanente misericórdia e amor destinam-se a manter o relacionamento da aliança. Mesmo não habitando com o pecado, ELE permanece com seu povo.
Reflitam esse texto amados, porque me tocou muito
bjs e fiquem com Deus
Manu

2 comentários:

Filha do REI disse...

"ELE permanece como o seu povo"...ALELUIA, se não fosse a misericórdia de DEUS, enhei?
Não desejo nem saber!!
DEUS te abençoe!
Entra aí no meu blog!
http://meninapoly.blogspot.com/

...::: Benditas :::... disse...

Oi Poly seja bem vinda aqui e pode deixar que visitarei seu blog sim. bjs
Manu