domingo, 22 de março de 2009

O recurso do grito



Seções — Pastorais

No capítulo 7 de Romanos, Paulo exerce os papéis de psicanalista e paciente ao mesmo tempo. Diante de certas dificuldades éticas e pessoais, profundas e continuadas, quase desesperadoras, Paulo assenta-se no divã e tenta conhecer-se a si próprio. Ele quer saber por que é tão contraditório, por que oscila tanto entre o bem e o mal, por que tem mais facilidade na desobediência do que na obediência. Nesse autoexame, o apóstolo descobre, em sua própria história, os estragos provocados pela queda do homem. Ele sabe que o problema não é só dele, mas de todo ser humano. Todavia, a princípio, Paulo fala de si mesmo e não dos outros. As conclusões a que chega revelam um diagnóstico sombrio da natureza humana:Sou um ser “humano e fraco”, pois fui vendido ao pecado (v. 14).Sou uma pessoa “contraditória”, pois não faço o que gostaria de fazer, mas o que odeio (v. 15).Sou um “inveterado pecador”, pois o mal e não o bem vive em mim (v. 17-18).Sou um “fracassado”, pois não consigo fazer o bem, mesmo que o queira (v. 18).Sou uma pessoa “dividida”, pois sofro a influência da lei de Deus e da lei do pecado (v. 23).Sou um “infeliz”, pois a lei do pecado tem prevalecido e me feito seu prisioneiro (v. 24).Sou um “necessitado”, pois preciso de alguém que me liberte da tara pecaminosa que habita em mim (v. 24).Essa autoanálise não é nem pessimista nem fatalista, muito menos derrotista. Não é de forma alguma um atestado de óbito ou o fim do caminho. Em vez disso, ela é uma ponte que leva o apóstolo para outro lugar, outra situação, outra história. Com o diagnóstico em mãos, Paulo se dá por vencido, grita, clama por socorro e se pergunta: “Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior?” (v. 24, BV). Ele está simplesmente repetindo a oração que os judeus faziam quando subiam as montanhas em direção a Jerusalém: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” (Sl 121.1). A autoanálise conduz o apóstolo ao Salvador e ele termina o famoso capítulo não com o drama do pecado, mas com ações de graça: “Deus seja louvado, pois ele fará isso [livrar-me da lei do pecado] por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (v. 25, NTLH).Se Romanos 7 retrata a capitulação, o capítulo seguinte retrata a vitória: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). Entre um e outro está o Senhor Jesus Cristo! E para sair do primeiro em direção ao segundo, temos o recurso do pedido honesto de socorro a quem de direito!


Texto enviado por meu amigo Boaz

Texto da revista-Ultimato


Meu povo, vamos ficar hoje em reflexão nesse versículo:

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” (Sl 121.1).

Somos fracos, mas é atraves da graça e da bondade de Deus que somos restaurados. Firme mo senhor , todo dia e sempre....As orações continuam, Vivi, Matha e quem mais quiser, é só pedir e continuem orando por mim também.

Amo vcs

Manu

6 comentários:

  1. Bendita a hora que entrei no seu blog! benditas coisas que eu sei!
    Benditas coisas que eu fui!
    Bendita é uma musica cantada por Martinália e Zelia Duncan ouçam!!!
    Abraço Prof. Ademar!

    ResponderExcluir
  2. Sempre venho aqui e nunca deixei um comentário... :(
    Gosto muito deste blog e espero que ele nunca seja abandonado.É reconfortante ler textos que falam exatamente de cada momento que passamos.
    Super beijo
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo aqui Prof. Ademar. E espero que vc tenha gostado do blog. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ai Alana, que coisa boa, amei o que vc escreveu...Fico muito feliz em saber que Deus tem me usado atraves desse blog, e quero que vc saiba que escrevo justamente para me fortalecer. Somos tão fracos e tão pecadores,é nesse espaço que falo tudo que tem angustiado minha alma e "tento" , cresçer cada dia mais no seu senhor e salvador. Volte sempre e vc é muito bem vinda aqui. Nós te amamos

    ResponderExcluir
  5. Ah Alana, as vezes admito que me desmotivo em escrever aqui...Sei lá, parece que ninguém ta lendo, poucas pessoas deixam recados aqui e fico me sentindo SÓ nos meus textos...Mas quero que vc saiba que fiquei muito feliz com sua visita e com seu comentário, apareça sempre por aqui , e deixe seus comentários e sua opinião. Deus te abençoe
    Manu

    ResponderExcluir