domingo, 21 de fevereiro de 2010

O significado do perdão



"Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, tb vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoades aos homens (as suas ofensas), tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. S. Mat. 6: 14 e 15.

Conta-se que, quando os missionários da Morávia começaram a pregar o evangelho aos esquimós, descobriram que não havia uma palavra na língua deles para perdão, de modo que tiveram de inventar uma. A palavra que eles criaram foi esta: issumagijoujungnainermik. provavelmente você não tenha mais condições do que eu de pronunciar essa palavra, mas o seu significado é muito lindo. Quer dizer "ser capaz de não pensar mais sobre isso". A melhor forma de deixar de guardar rancor é procurar maneiras de fazer o bem a quem nos ofende.
Em 1946, Czeslaw Godlewski fazia parte de uma gangue de jovens marginais que saqueavam o interior da Alemanha. certa ocasião, a gangue fulminou nove membros da família Hamelmann a sangue frio. Wilhelm, o pai, foi o único sobrevivente. Levou consigo as cicatrizes do ferimento de quatro balas.
Finalmente a guangue foi capturada; Godlewski foi julgado, condenado e sentenciada a 20 anos de prisão. Depois de cumprida a pena, o Estado não sabia o que fazer com ele. pois n tinha parentes e nenhum lugar para onde ir.
Quando Hamelmann, um critão, soube disso, encaminhou-se às autoridades civis e solicitou que Godlewski fosse libertado e colocado sob sua custódia. Queria adotá-lo como filho. Em seu pedido, escreveu: " Cristo morreu por meus pecados e me perdou. Não deveria eu perdoar esse homem?"
Que espìrito magnânimo! Quem dera que mais cristãos o manifestassem!
Você já ouviu alguém dizer: " Eu perdôo mas não esqueço"? Talvez até mesmo você já tenha dito isso, ou pelo menos pensado. Eu já.
Como é que podemos vencer esses sentimento? A melhor forma é buscar ativamente o bem daqueles que nos ofenderam, Sem fazer estardalhaço ou ostentação, mas de forma quieta, amável, discreta, sendo " prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" ( S. Mat. 10:16).
Paulo estabeleceu um excelente príncípio, ao dizer; "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." Rom. 12:21.

Semana passada uma amiga muito querida me contou que a um tempo átras(anos) algumas pessoas falaram muito mal de mim para um grupo de pessoas da igreja. Essas mesmas pessoas também são evangélicas e tudo aquilo que eu ouvi me fez muito mal. Não apenas porque grande parte das coisas ditas por elas eram mentiras, mas também porque na época essas pessoas tinham uma certa aproximacão comigo, não fiquei muito surpresa porque uma delas eu ate imaginava que falasse mal de mim mesmo, porque até hoje não somos amigas e tal...Mas sabe o que me deixou mais triste? Foi o tamanho da gravidade da mentira, minha gente não sou santa e falo sim mal das pessoas, não deveria falar, sei disso, mas quem é que nunca criticou a forma de se vestir de alguém, ou mesmo fez alguém comentário ácido e perverso sobre alguma pessoa? Acho até que existe gente que NUNCA falou mal de ninguém, mas acho isso raro. Bem, mas voltando ao assunto, o que costumo "comentar" sobre as pessoas, são futilidades mesmos: tipo corte de cabelo que achei feio, ou alguém que achei gorda, ou alguém que acho mal casada e por ai vai...E sempre que faço esses "comentários",é com minha irmã e amigas mais próximas. Mas DIFAMAR a reputação de uma pessoa, sem nem conhecê-la direito, é quase impossivel eu fazer( ja devo ter feito, num momento de ódio ou algo parecido admito) mas costumo falar mal de pessoas que conheço bem(quero muito mudar isso em mim, pq falar mal de qualquer pessoa que seja não agrada a Deus)Por isso acho que devemos pensar bem antes de destruir a imagem de uma pessoa, senti na pele esses dias e vi como isso é feio e doloroso. Resolvi colocar esse texto sobre perdão(acima) porque assim que terminei de ouvir tudo que minha amiga disse fiquei bem chateada, mas momentos depois nem lembrava mais com raiva dessas pessoas que falaram de mim, lembrei com tristeza, mas raiva não. E quero muito um dia tentar resgatar a amizade com essas pessoas, Deus me perdoa todos os dias pq tanta coisa que faço que quem sou eu para não perdoar meu próximo não é? Isso me serviu para pensar 10 mil vezes antes de abrir minha boca para julgar ou falar mal de alguém,até pq palavras não voltam...Desculpe o desabafo amados, eu estava com saudades de todos daqui do blog e resolvi abrir meu coração desse fato com vcs,

ps: para finalizar:"o perdão não muda o passado, mas engrandece o futuro."
bjs carinhosos
Manu

2 comentários:

marcia tadeu disse...

vivo uma situação bem semelhente...as pessoas nos rotulam sem ao menos nos conhecer, realmente é bem dolorido e triste, mas de uma coisa eu tenho certeza meu Deus é providência para tud isso!!
que todos tenham um lindo dia!

sidney disse...

O PERDÃO É UMA ORDEM DIVINA ASSIM COMO O AMOR TAMBÉM É,A QUESTÃO É QUE NA PRÁTICA SENTIMOS A DIFICULDADE NÃO É MESMO,UMA TRAIÇAO,E TANTAS OUTRAS COISAS ,PORÉM ACREDITO NA SIMPLICIDADE DO EVANGELHO,JESUS DIZ PERDOAR 70 X 7,OU SEJA SEMPRE,SÓ GANHAMOS COM ISTO ,CRESCEMOS ESPIRITUALMENTE E PASSAMOS A AMAR AQUELE QUE NOS MAGOOU POIS DEVEMOS TER EM MENTE O SEGUINTE ,PRATICAR O AMOR E O PERDÃO OS DOIS ANDAM JUNTOS ......E ORAR PELAS PESSOAS QUE PORVENTURA TENHAMOS ÓDIO,COM CERTEZA QUERIDOS E QUERIDAS JESUS,IRÁ PREENCHER NOSSAS VIDAS DE AMOR E TODO MAL SERÁ DISSIPADO,LEMBRE É UM PROCESSO + A VITORIA E NOSSA..AMEM