quinta-feira, 12 de março de 2009

Conflitos relacionais na caminhada Cristã


Atos dos Apóstolos capítulo 15
36
E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
37
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
38
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
39
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
40
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.
41
E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.



Esse texto me marcou, porque ouvi uma pregação lindaaaaaaaaaa sobre ele, esses dias na net. Ouvi que é fácil pregar o evangelho, não é mesmo? Dificil são os relacionamentos com as outras pessoas. Ai resolvi fazer uma listinha do que pode vir à atrapalhar os nossos relacionamentos, são eles:


O QUE PODE ATRAPALHAR NOSSOS RELACIONAMENTOS:


1-Auto expectativa em relação aos outros. Isso é horrivel nos relacionamentos, você sempre fica esperando algo dos outros, sempre criando uma expectativa numa pessoa sobre o que vc deseja. Ex: Você planeja alguma viagem, ou sei lá, planeja uma mudança no seu ministério da igreja, ou simplesmente planeja que irá receber vários presentes em seu aniversário e que terá até uma grande festa surpresa(porque vc coloca na cabeça que vc merece e que seus amigos vão te dar pq te amam) planeja tudo a muito tempo e o melhor, planeja calado sem falar com seu irmão, ele nem sabe que voce tinha tantas expectativas em cima dele, e termina que você fica cheia de sonhos e metas para aquela determinada programação, isso já aconteceu com vcs? Pois é, comigo diversas vezes. Ai termina que vocÊ se magoa a toa com seu irmão, porque vc sonha, imagina e chega até a ter certeza que irá acontecer como vc planejou, ai algo "desanda", o que vc faz? Morre de raiva daquele amigo não é assim? Mas sabe porque isso? Porque vc depositou nesse amigo uma expectativa sua e não dele.

2-Ore pelas pessoas que você não gosta....ISSO MESMO QUE VC LEU, não é apenas falar um "oi", ou dizer:-"Deus te abençoe" não, tem que orar pela vida daquela pessoa e pedir que Deus libere perdão em seu coração.

3-A competitividade. Isso mesmo amados irmãos, tem crente que nem sabe que é competitivo, mas é...E como é. Sabe aquela vozinha que dá dentro de vc e diz:- Vou mostrar que o meu é mais bonito, ou -Quem prega melhor sou, ou - O louvor não fica igual quando não estou cantando. São esses tipos de comparações que pode vir atrapalhar, e muito, nossa verdadeira comunhão com o nosso irmão.

4-Falta da percepção da diversidade do corpo de Cristo. Essa é para mim, um dos fatores mais importantes do afastamento com outro irmão. Gente, NÓS SOMOS DIFERENTES, NÃO TEM JEITO. Não dá para você viver tentando modificar seu irmão, ou mesmo viver falando que se fosse vc , vc agiria diferente, que não tem jeito, vc não "bate" com fulaninho. Tem até aqueles que dizem:- "Eu até gosto dela, mas ela lá, e eu cá, somos muito diferentes" Meu povo amado, precisamos aumentar urgentemente nossa TOLERÂNCIA. Tolerar não é apenas, aceitar as diferenças, mas é também amar aquele irmão, que ama exatamente aquilo que você odeia. Ex: eu tenho uma grande amiga, que não suporta dormi em qualquer lugar, não suporta bichos e nem desconforto, eu sou o oposto dessa minha amiga. Mas o amor tá justamente ai, saber amar aquele, que é tão diferente de vc.

5-O pecado. Esse nem preciso falar tanto né? Sabemos que nosso pecado, por si só, já nos afasta de Deus e de qualquer relacionamento bom. Quando estamos no espirito, tudo aquilo que temos em nossa personalidade, e que não agrada Deus, é diminuido. Aquele egoismo, aquela intolerância, aquela lingua que fere...Tudo é moldado pelo espirito santo. Mas quando estamos na carne....Ai, ai, nem parece que somos crentes não é? Ficamos 100% visíveis em nossos pecados. Porque vou falar uma coisa, puro é aquele que pensa que não tem a potencialidade do pecado em si, temos e muito...Aquele que diz: - Eu jamais sentir inveja, eu digo:- sei.....A única saida para sentimentos como inveja, competitividade, falta de fé, falta de amor, é busca intensamente a Deus, só ELE é a saida para nossos pecados. E reveja também seus PRÉ-julgamentos, geralmente quando criticamos algo ou alguém é porque ou queremos ser como aquela pessoa e não temos coragem ou criticamos o que é um espelho para gente. É claro tem suas excessões, mas é raro criticarmos alguém que é indiferente para nós, não é mesmo? Se começarmos a ver isso mais claro, iremos parar de criticar tanto o próximo.

6-Quando oramos pouco, aquilo que é feio em nossa personalidade se sobressaem, foi mais ou menos o que falei logo acima...Somos podres, minha gente, nossa capacidade de praticar o mal é incrivel. Somos limpos apenas pela graça e a misericordia do pai.

7-Não fuja dos seus relacionamentos. Pronto, agora pegou de jeito na minha ferida. Admito aqui para vocês, tenho esse defeito(fora os outros, rsrsrs), se alguém me magoa, já era...Tenho pouquíssimos amigos de confiança, justamente por isso, sempre fui muito intolerante, e fugia mesmo daqueles que me magoavam, era como se eu pensasse assim:- é melhor eu pegar distância, porque antes longe dessa pessoa, do que brigando com ela e desagradando a Deus, mas Deus se desagrada muito mais em ver sua distência e medo de enfrentar sua diferença com seu irmão(hoje consigo ver claro isso). Mas Deus como sempre, vem me moldando e me fazendo ver que NECESSITO AMAR AQUELES QUE UM DIA ME MAGOARAM NA VIDA. Porque se Deus me ama, tendo eu tantossssssssss pecados, porque não consigo amar aquele que me aborreceu? é luta irmãos, mas eu chego lá...

8-Ore mais e espere mais no senhor e menos das pessoas. Outro que pegou na minha ferida. Sempre me doei e esperei em troca o mesmo amor e a mesma dedicação. Mas, o senhor tem me mostrado que nossas esperanças e expectativa tem que ser depositadas NELE, que nunca falha e nunca muda. Então, deixe de esperar tanto do seu namorado, do seu marido, de sua melhor amiga, de sua sogra, de sua mãe, de seu pastor, do seu chefe e etc...DEPOSITE SUA CONFIANÇA SÓ EM DEUS. Poque ele nunca falhará com você.

9-Finalizando seja mais tolerante e mais longanimo e pode ter certeza que tudo que vc achava pesado e dificil, ficará leve e fácil.

Amo vcs , porque Cristo vêm me amando primeiro...


A paz


Manu

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Meninas

Tem um presentinho pra vocês.
Passa lá
Bom fim de semana pra vocês.