domingo, 22 de março de 2009

O recurso do grito



Seções — Pastorais

No capítulo 7 de Romanos, Paulo exerce os papéis de psicanalista e paciente ao mesmo tempo. Diante de certas dificuldades éticas e pessoais, profundas e continuadas, quase desesperadoras, Paulo assenta-se no divã e tenta conhecer-se a si próprio. Ele quer saber por que é tão contraditório, por que oscila tanto entre o bem e o mal, por que tem mais facilidade na desobediência do que na obediência. Nesse autoexame, o apóstolo descobre, em sua própria história, os estragos provocados pela queda do homem. Ele sabe que o problema não é só dele, mas de todo ser humano. Todavia, a princípio, Paulo fala de si mesmo e não dos outros. As conclusões a que chega revelam um diagnóstico sombrio da natureza humana:Sou um ser “humano e fraco”, pois fui vendido ao pecado (v. 14).Sou uma pessoa “contraditória”, pois não faço o que gostaria de fazer, mas o que odeio (v. 15).Sou um “inveterado pecador”, pois o mal e não o bem vive em mim (v. 17-18).Sou um “fracassado”, pois não consigo fazer o bem, mesmo que o queira (v. 18).Sou uma pessoa “dividida”, pois sofro a influência da lei de Deus e da lei do pecado (v. 23).Sou um “infeliz”, pois a lei do pecado tem prevalecido e me feito seu prisioneiro (v. 24).Sou um “necessitado”, pois preciso de alguém que me liberte da tara pecaminosa que habita em mim (v. 24).Essa autoanálise não é nem pessimista nem fatalista, muito menos derrotista. Não é de forma alguma um atestado de óbito ou o fim do caminho. Em vez disso, ela é uma ponte que leva o apóstolo para outro lugar, outra situação, outra história. Com o diagnóstico em mãos, Paulo se dá por vencido, grita, clama por socorro e se pergunta: “Quem é que me livrará da minha escravidão a essa mortífera natureza inferior?” (v. 24, BV). Ele está simplesmente repetindo a oração que os judeus faziam quando subiam as montanhas em direção a Jerusalém: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” (Sl 121.1). A autoanálise conduz o apóstolo ao Salvador e ele termina o famoso capítulo não com o drama do pecado, mas com ações de graça: “Deus seja louvado, pois ele fará isso [livrar-me da lei do pecado] por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (v. 25, NTLH).Se Romanos 7 retrata a capitulação, o capítulo seguinte retrata a vitória: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31). Entre um e outro está o Senhor Jesus Cristo! E para sair do primeiro em direção ao segundo, temos o recurso do pedido honesto de socorro a quem de direito!


Texto enviado por meu amigo Boaz

Texto da revista-Ultimato


Meu povo, vamos ficar hoje em reflexão nesse versículo:

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” (Sl 121.1).

Somos fracos, mas é atraves da graça e da bondade de Deus que somos restaurados. Firme mo senhor , todo dia e sempre....As orações continuam, Vivi, Matha e quem mais quiser, é só pedir e continuem orando por mim também.

Amo vcs

Manu

6 comentários:

Unknown disse...

Bendita a hora que entrei no seu blog! benditas coisas que eu sei!
Benditas coisas que eu fui!
Bendita é uma musica cantada por Martinália e Zelia Duncan ouçam!!!
Abraço Prof. Ademar!

Dolce Vida disse...

Sempre venho aqui e nunca deixei um comentário... :(
Gosto muito deste blog e espero que ele nunca seja abandonado.É reconfortante ler textos que falam exatamente de cada momento que passamos.
Super beijo
Fique com Deus

...::: Benditas :::... disse...

Seja bem vindo aqui Prof. Ademar. E espero que vc tenha gostado do blog. Abraços

...::: Benditas :::... disse...

Ai Alana, que coisa boa, amei o que vc escreveu...Fico muito feliz em saber que Deus tem me usado atraves desse blog, e quero que vc saiba que escrevo justamente para me fortalecer. Somos tão fracos e tão pecadores,é nesse espaço que falo tudo que tem angustiado minha alma e "tento" , cresçer cada dia mais no seu senhor e salvador. Volte sempre e vc é muito bem vinda aqui. Nós te amamos

...::: Benditas :::... disse...

Ah Alana, as vezes admito que me desmotivo em escrever aqui...Sei lá, parece que ninguém ta lendo, poucas pessoas deixam recados aqui e fico me sentindo SÓ nos meus textos...Mas quero que vc saiba que fiquei muito feliz com sua visita e com seu comentário, apareça sempre por aqui , e deixe seus comentários e sua opinião. Deus te abençoe
Manu

...::: Benditas :::... disse...

* Quiz dizer, NOSSO senhor e salvador...