sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Porque tudo se fez novo!!!



Oi minha gente, tudo bom? Essa semana eu estava lendo na Bíblia, no texto de 1 Coríntios 5:1-13, e amei a mensagem, Principalmente do versículo 7 e 8 que dizia: "Lançai fora o velho fermento,para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, Celebremos a festa, não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade."
Eu fiquei paralizada um tempo, pensando no que eu levaria daquela mensagem para minha vida. Lendo o texto todo, observei que aquele "fermento" citado no versículo, estava referindo- se aos membros da igreja de Coríntios, e como eles deveriam ter exortado o homem que cometia incesto e impurezas com a mulher do seu próprio pai(relatado no texto). E que esse tipo de pecado teria que ser repreendido, para não contaminar toda a igreja de Corinto. Só que eu comecei a reavaliar minha vida, tentando encaixar tudo aquilo que eu tinha lido, para o meu cotidiano. Fui vendo que não adianta apenas reconhecer seu erro e pedir perdão ao senhor pelos nossos pecados diários, pq são tantos erros, estou tão afundada em pecados, e iniquidades, que meu Deus precisaria fazer um "renovo"total em minha vida. Estou vivendo tanto para mim mesmo e seguindo sem perceber a cartilha desse mundo. Observei que o que realmente preciso é jogar fora todo meu antigo "Fermento", tudo que tá contaminando minha alma à nascer uma nova criatura(amo ao senhor, pq sei que sou nova criatura graças a NELE, e isso só acontece através da sua imensa misericórdia). Resolvi pesquisar mais na Bíblia sobre toda essa estória de fermento e como era realizado todo o processo há muitos anos atrás. A mulher israelita usava o processo de levedura para fazer pão. Toda semana, separava um pequeno pedaço da massa do pão e deixava fermentar para ser utilizado no feitio do pão da semana seguinte. Quando os novos ingredientes eram adicionados, a levedura deixada na semana anterior fermentava a massa toda. Esse processo era continuado durante o ano todo, até à festa dos pães Asmos, quando toda a levedura da casa era descartada e era preparada uma massa nova e fresca. A levedura é uma simbologia que exemplifica o processo pelo qual o mal se espalha e afeta toda a comunidade. Os coríntios falharam em se dar conta de que o pecado era como a levedura e que precisava ser repreendido. Desta forma não devemos nos acomodar com nossos defeitos e pecados, somos filhos de Deus e devemos ter as marcas do Senhor. Paulo ensina (v. 8) que a igreja deve ser conhecida pela “…sinceridade e verdade…” e não pelo “…fermento da maldade e da malícia“.

Simbolicamente, o fermento representa a natureza pecaminosa do homem, mencionada por Paulo em Colossenses: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão, lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria”- Colossenses 3:5. Assim como o fermento faz crescer a massa que se espalha por todos os lados, do mesmo modo ocorre com aquilo que é nocivo, prejudicial, mau, que prejudica ou fere, propaga-se com facilidade e rapidez.

O pão asmo, ou sem fermento, é símbolo da pureza de caráter em todos os seus aspectos. As boas virtudes, os atos de justiça, a prática do bem , são representadas pela retirada do fermento. Daí, o motivo do apelo de Paulo: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa...”- I Coríntios 5:7. Finalizando eu seu que falar é fácil e dificil é viver essa verdade( ai como sei...) mas devemos sempre ir em busca de sermos semelhante ao nosso pai e criador, não é verdade? Vou ficando por aqui. Bjs e Amo vcs!

Manu



Nenhum comentário: